Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) abordaram, na manhã desta quinta-feira (29), um ônibus que realizava transporte irregular de turistas na Avenida Sílvio Carlos Viana, no bairro da Ponta Verde, em Maceió. A ação, motivada por uma denúncia, foi realizada pela Coordenação Integrada de Operações (CIOP) e revelou que o veículo não tinha qualquer vínculo com a empresa de turismo contratada, além de apresentar problemas de conservação e alterações na cor.
Durante a vistoria, os agentes constataram que o ônibus estava com um pneu desgastado além da marcação de segurança (T.W.I.) e com a característica alterada, já que estava plotado em azul, enquanto o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) registrava a cor prata. Por isso, foram lavrados Autos de Infração de Trânsito por conduzir veículo sem inspeção obrigatória, com característica alterada e por transporte remunerado de pessoas sem licença.
O DMTT reforçou que o objetivo das fiscalizações é garantir a segurança dos turistas e coibir a atuação de veículos clandestinos, que podem colocar em risco os usuários. O órgão também lembra que o transporte turístico regularizado possui QR Code e carteira digital de permissionário, facilitando a identificação e o controle durante as ações de fiscalização.
O transporte irregular de passageiros é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e remoção do veículo. As fiscalizações do DMTT ocorrem diariamente em toda a capital para manter a regularidade e a segurança do serviço.



