Os moradores do Povoado Bengo e região vivenciaram, na sexta-feira (6), um dia marcado por importantes inaugurações nas áreas de Educação e Infraestrutura. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Viação, Obras e Iluminação, com recursos próprios do município.
A solenidade simbolizou uma nova realidade para a comunidade. Diversas ruas receberam pavimentação em paralelepípedo e serviços de drenagem, além da implantação de praças modernas e bem iluminadas, ampliando os espaços de convivência e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
O ponto alto do evento foi a inauguração da Escola Municipal de Educação Básica Maria Eliege de Oliveira, construída do zero para atender exclusivamente aos moradores do Bengo e região. A unidade conta com áreas interna e externa, salas climatizadas, cozinha, cantina, salas administrativas, brinquedoteca e espaço específico para a Educação Infantil, entre outros ambientes adequados ao processo de ensino e aprendizagem.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Reginaldo Farias, destacou que os investimentos realizados pela gestão têm fortalecido a estrutura das escolas da rede municipal. “A escola é um sonho antigo da comunidade e hoje está sendo entregue dentro do padrão da gestão. Foi construída do zero para atender à população do Bengo e região”, afirmou.
O prefeito Lucas Santos, que participou da entrega das obras ao lado de secretários, vereadores e moradores, ressaltou que investir em educação é prioridade e que a excelência da infraestrutura escolar é uma das marcas da gestão municipal.
“Investir na construção e revitalização de escolas é fundamental, pois acreditamos que um ensino público de qualidade caminha junto com uma infraestrutura adequada e modernizada. Nosso objetivo é consolidar Traipu como uma cidade com excelente estrutura escolar, e temos todas as condições de tornar isso realidade até o fim da gestão”, declarou.
Após as inaugurações, foi servido um coffee break e a programação festiva contou com shows do cantor Xandy Farra e da banda Expresso Forronejo, que animaram o público com sucessos e clássicos da vaquejada e do forró.
Quem foi Maria Eliege de Oliveira
Maria Eliege de Oliveira foi funcionária pública municipal e atuou como merendeira em uma escola do Povoado Bengo. Casada com Dionisio Lino dos Santos, era mãe de seis filhos: Edival, Erivaldo, Egnaldo, Edivagne, Ediege e Nadiege.Reconhecida como uma funcionária dedicada e exemplar, Maria Eliege seguiu trabalhando mesmo após a aposentadoria, por amor ao que fazia. No seu último dia de vida, preparou e serviu a merenda aos alunos e, em seguida, passou mal. Ela foi levada ao hospital, mas faleceu aos 62 anos, no dia 13 de novembro de 2025.A homenagem da gestão municipal, ao dar seu nome à nova escola, emocionou familiares e moradores da comunidade, que estiveram presentes na inauguração.



