A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Fictus para desmontar um esquema de tráfico interestadual de entorpecentes com indícios de lavagem de capitais. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão em Alagoas, Sergipe e Goiás.
Durante as diligências, os agentes recolheram cerca de 50 quilos de maconha, além de porções fracionadas de outra substância ilícita que ainda será submetida à perícia. Um automóvel apontado como instrumento de apoio à logística do grupo também foi apreendido.
As investigações tiveram início no ano passado, após apreensões registradas em Goiás e no Distrito Federal. A partir dessas ocorrências, foi possível identificar a suposta organização responsável pelo fornecimento e distribuição da droga entre diferentes unidades da Federação.
A ofensiva foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE), com ordens expedidas pelo Núcleo de Garantias do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). Os detidos foram encaminhados à Superintendência Regional da PF em Sergipe.
A ação contou com apoio do Denarc da Polícia Civil sergipana, além de equipes do GOPE, BOPE e da CIPcães da Polícia Militar. A FICCO reúne representantes da Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Polícia Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em atuação conjunta contra o crime organizado.



