Na noite desta quinta-feira (12), a Guarda Municipal de Itajaí (GMI), juntamente com a Guarda Ambiental, foi acionada para atender a uma ocorrência de maus-tratos a animal, na Rua Domingos Braz Sedrez, no bairro Cordeirosno municipio de Itajaí em Santa Catarina. Testemunhas relataram que quatro jovens teriam lançado o animal no rio e, em seguida, o jogado do alto de um prédio na região.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o animal sem vida. Até o momento, três adolescentes foram localizados e apresentados à autoridade policial para as providências cabíveis. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Os casos de maus-tratos a animais vêm ganhando grande repercussão após episódio recente em Santa Catarina, como o do cão Orelha, que morreu após ser brutalmente agredido. Outro caso que comoveu a população foi o do cachorro comunitário Caramelo, que também foi vítima de agressões, mas sobreviveu e posteriormente foi adotado pelo delegado-geral Ulisses Gabriel. Diante da repercussão e da comoção social, manifestações têm sido realizadas em diversas capitais do país, com o objetivo de cobrar justiça e a responsabilização dos autores pelos crimes.
Casos de maus-tratos contra animais podem e devem ser denunciados. A população pode acionar a polícia pelo telefone 190, registrar denúncia anônima pelo Disque Denúncia 181 ou entrar em contato com a Linha Verde do IBAMA, pelo número 0800 61 8080, que recebe denúncias em todo o país



