A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta sexta-feira (20) Marcio Borghi Ribeiro, de 42 anos, apontado como fornecedor de armamentos para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Conhecido no meio criminoso como “senhor das armas”, ele era considerado um dos foragidos mais procurados do estado, segundo lista divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2025.
A prisão ocorreu às 6h, no litoral de São Paulo, com apoio da polícia paulista. O município não foi informado. Segundo as investigações, Ribeiro seria responsável por fornecer armas e explosivos a integrantes da facção criminosa, além de já ter sido preso anteriormente por envolvimento em assaltos a bancos e residências.
De acordo com o delegado Thiago Andrade, o suspeito é considerado liderança da organização criminosa no Paraná. As apurações tiveram início após a apreensão de cerca de 30 quilos de explosivos em novembro do ano passado, em uma área de mata em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A polícia acredita que o material seria utilizado em ataques a agências bancárias ou unidades prisionais.
Na operação que originou a investigação, foram apreendidos explosivos, espoletas, pavios, dois revólveres, uma pistola calibre .380 e dois fuzis G3 calibre 7.62. Após levantamentos de inteligência, os agentes localizaram o paradeiro do foragido.
Ribeiro foi transferido para o Paraná e está à disposição da Justiça. A defesa não foi localizada.
Durante a ação desta sexta, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Em um dos endereços, uma motocicleta com registro de roubo foi encontrada, resultando na prisão em flagrante de um familiar do suspeito por receptação.



