O cantor Netinho de Paula denunciou nas redes sociais que o neto, de 16 anos, teria sido vítima de racismo cometido por estudantes do Colégio Municipal Tom Jobim, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Segundo o artista, os ataques ocorreram em um grupo privado de mensagens.Na publicação, Netinho compartilhou uma captura de tela de uma conversa em que o adolescente teria recebido uma figurinha com conteúdo racista. O cantor afirmou que o episódio não deve ser tratado como brincadeira e classificou a situação como “racismo recreativo”, prática que, segundo ele, reforça estereótipos e causa impactos psicológicos em pessoas negras.O artista cobrou uma manifestação pública da direção da escola e da Secretaria Municipal de Educação, além de medidas como acolhimento psicológico ao estudante e ações educativas sobre combate ao racismo no ambiente escolar.“Pode parecer brincadeira para alguns. Mas para nós, que conhecemos o peso da cor da pele nesta sociedade, isso é racismo recreativo”, escreveu Netinho de Paula. Ele também defendeu a realização de debates e atividades pedagógicas sobre conscientização racial.Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e a direção do Colégio Tom Jobim lamentaram o caso e informaram que o episódio ocorreu em um grupo de mensagens privado, fora do ambiente e do horário escolar. Apesar disso, a instituição afirmou repudiar a atitude e disse que a estudante apontada como autora recebeu “medidas educativas voltadas à reflexão sobre a gravidade do ocorrido”.A secretaria informou ainda que os responsáveis pelos estudantes foram acionados e reforçou o compromisso com o respeito no ambiente escolar. A pasta também citou as regras sobre uso de celulares e dispositivos eletrônicos nas escolas municipais.Netinho de Paula não informou se a família registrou boletim de ocorrência. A discriminação por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime previsto na Lei nº 7.716/1989, com pena de reclusão e multa.


