Três figuras de Alagoas estão entre os cem nomes mais influentes da política brasileira no Instagram, segundo levantamento feito pela plataforma MonitoraBR em parceria com a Zeeng Social Media Benchmarking. O destaque vai para a primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, que mesmo sem ocupar cargo político, aparece na lista na 95ª posição.
Além dela, outros alagoanos também aparecem no ranking, como o Deputado Delegado Leonam, ocupando a 33ª posição, e o prefeito de Maceió, JHC, que ocupa a 74ª posição. A presença de Marina mostra o poder de influência também de figuras que orbitam o meio político, ainda que não ocupem cargos eletivos (e nem tenham mandatos em vigor).
O ranking é liderado por Nikolas Ferreira (PL), seguido de Jair Bolsonaro (PL) e do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). O estudo revela que os políticos de direita dominam a lista, representando 56% do total. Homens são maioria (75%) e os estados com maior presença são São Paulo e Rio de Janeiro.
Além de medir o engajamento, o levantamento também identificou os padrões de comportamento que mais geram interação entre o público. A lista reforça a força das redes sociais como ferramenta central para a atuação política e a formação de imagem pública no Brasil.