Na cerimônia de posse do ministro Edson Fachin à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Alexandre de Moraes à vice-presidência, a ministra Cármen Lúcia destacou a postura firme e equilibrada do novo vice-presidente da Corte. Ela afirmou que Moraes “não se deixa levar por humores azedados” e elogiou sua capacidade de conduzir situações complexas com competência.
Escolhida por Fachin para fazer o discurso de homenagem durante a posse, Cármen ressaltou que Moraes ingressou no STF em um período turbulento, mas soube manter a linha e atuar com firmeza. “Com temperamento afirmativo e atuação muito eloquente, o ministro Alexandre de Moraes mantém-se com a mesma firmeza nas mais complexas situações”, afirmou a magistrada.
A ministra também destacou a atuação de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022. Segundo ela, o ministro conduziu as turbulências eleitorais com rigidez e competência, enfrentando práticas ilícitas que ameaçaram a Justiça Eleitoral e o Supremo, sem se deixar abalar pela crise.



