De acordo com informações da colunista Bela Megale, do O Globo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem dito a aliados que acredita plenamente no sucesso das negociações entre Lula e Donald Trump para reduzir, ou até reverter totalmente, a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
Segundo a coluna, Valdemar tem afirmado que “Trump não quer brigar com o Brasil” e reconhece a habilidade política do presidente Lula para conduzir as tratativas. O dirigente do PL também afirmou a interlocutores que, em sua avaliação, o problema de Trump não é com o Executivo, mas com o Judiciário brasileiro, em uma referência indireta ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda conforme Bela Megale, Valdemar acredita que Trump “não vai abandonar” Jair Bolsonaro e seguirá defendendo a anistia do ex-presidente. Esse é o único ponto de convergência entre o líder do PL e Eduardo Bolsonaro, que, diferentemente de Valdemar, vê pouca chance de resultados concretos na aproximação entre Lula e Trump, especialmente no campo econômico.
A primeira reunião bilateral entre Lula e Donald Trump ocorreu no domingo (26), durante a cúpula da Asean, na Malásia. O encontro teve como foco o comércio entre os dois países, e, segundo o colunista, Trump sinalizou disposição para discutir a suspensão do “tarifaço”, dependendo do avanço das negociações.



