O Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro decretou, nesta terça-feira (28), que o município está em “estágio 2” em razão da Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade. A decisão foi tomada após a ação das forças de segurança resultar em mais de 60 mortes, incluindo civis e policiais.
O estágio 2 faz parte de uma escala de cinco níveis operacionais, utilizada para medir o grau de impacto de ocorrências no município. O primeiro nível representa normalidade, enquanto o quinto indica uma situação crítica. No estágio 2, há risco de eventos de grande impacto com potencial de agravamento, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.
A Operação Contenção, que mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, é considerada a maior e mais letal da história do Rio. A ação tem como objetivo desarticular o Comando Vermelho (CV) e conter a expansão territorial do grupo nas comunidades da capital.



