A Prefeitura de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com organização do CER (Centro Especializado em Reabilitação), participou nesta terça-feira (4) de mais uma importante ação de formação continuada para os profissionais da rede municipal de atendimento. A iniciativa foi ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), com o objetivo de qualificar o acolhimento e o atendimento às pessoas com deficiência e seus familiares nos serviços de saúde do município.
O curso, realizado no auditório do IFAL, reuniu médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, recepcionistas e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde. Profissionais que, no dia a dia, estão na linha de frente do cuidado e que exercem papel fundamental na construção de um serviço mais humanizado e inclusivo.
A capacitação, intitulada “Presença que Transforma”, foi ministrada por Débora Guedes, assessora técnica da SUPED (Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência) da SESAU. Durante a palestra, foram abordados temas relacionados ao acolhimento, às necessidades específicas das famílias e às diversas vivências emocionais presentes na rotina das pessoas com deficiência.
De forma dinâmica e interativa, a palestrante propôs simulações de situações reais do cotidiano, onde os profissionais puderam participar, discutir dificuldades, trocar experiências e sugerir melhorias. A atividade proporcionou um espaço de escuta sensível e reflexão conjunta, reforçando a importância do respeito, empatia e cuidado integral.
A Prefeitura de Piranhas reforça seu compromisso com uma saúde humanizada, inclusiva e acolhedora, que valoriza o atendimento integral e respeitoso a todos os cidadãos.


