A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou a alteração do nome do prédio da Prefeitura Municipal, que deixará de se chamar Palácio Municipal Zumbi dos Palmares e voltará a receber a denominação Palácio Municipal Antônio Gomes de Barros. A proposta, apresentada em 20 de outubro pelos vereadores Gustavo Pedroza, Ricardo Praxedes e Elvinho, foi aprovada no último dia 3 de novembro.
O município é reconhecido nacionalmente por abrigar a Serra da Barriga, local histórico de resistência negra e símbolo do Quilombo dos Palmares. Zumbi, líder do quilombo, foi morto em 20 de novembro de 1695, data que passou a marcar o Dia da Consciência Negra no Brasil. A alteração aprovada ainda depende de sanção e publicação no Diário Oficial para entrar em vigor.
Antônio Gomes de Barros, cujo nome deve voltar à fachada, foi prefeito de União dos Palmares na década de 1950, deputado estadual e vice-governador de Alagoas. O nome de Zumbi havia sido adotado em 2023, após decisão da Câmara, em substituição à antiga denominação.
A decisão gerou críticas de lideranças políticas e movimentos sociais. O deputado federal Paulão (PT-AL) classificou a mudança como um ato de apagamento histórico.
“É lamentável a decisão da Câmara de Vereadores de União dos Palmares de retirar o nome ‘Palácio Municipal Zumbi dos Palmares’ da sede da Prefeitura”, declarou. “Zumbi e Dandara são símbolos de liberdade e resistência. Ao aprovar a proposta de três vereadores do PDT, PSB e PL para mudar o nome para ‘Antônio Gomes de Barros’, a Câmara virou as costas para a história e para o significado que essa cidade tem para o Brasil e o mundo.”



