Em pronunciamento exibido na noite do último sábado (8), em cadeia nacional de rádio e televisão, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo primeiro dia de provas será realizado na tarde deste domingo (9).
“Queremos que todo jovem deste país tenha direito ao sonho que nasce com o Enem. Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Separe seu documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente e chegue com antecedência ao seu local de prova. O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies. Junto com a Lei de Cotas e a assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente”, falou.
O ministro garantiu também que estudantes afetados pelo tornado no interior do Paraná poderão fazer as provas no próximo mês de dezembro. Além do imprevisto climático, estudantes de três cidades do Pará também irão realizar as provas em outra data por conta da realização da COP 30.
Nas provas deste domingo, quase 5 milhões de inscritos serão submetidos a 90 questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Língua Estrangeira e Redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, enquanto as provas terão início às 13h30 e serão finalizadas às 19h. Em Alagoas, são quase 100 mil candidatos para vagas em instituições de ensino superior.


