Maceió, 30 de agosto de 2025

Notícias em tempo real O seu portal atualizado A notícia acontece O Portal mais atualizado

Governo brasileiro cria grupo para desenvolver sistema próprio de “GPS”

Texto por: Raphael Alves
Em meio à tensão comercial com os Estados Unidos, criada após o tarifaço de Donald Trump e rumores sobre um possível bloqueio da tecnologia de GPS no Brasil, o Governo Federal deu início à criação de um sistema nacional de navegação por satélite. O objetivo é reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras e garantir maior soberania no acesso à localização, previsão de tempo e observação por satélites.
O primeiro passo foi dado ainda em 1º de julho, com a criação de um grupo de trabalho por meio de resolução do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O grupo terá 180 dias — prorrogáveis por mais 180 — para apresentar estudos e propostas para a implantação de um sistema brasileiro de Posição, Navegação e Tempo (PNT).
Entre as atribuições do grupo estão:

Diagnosticar vulnerabilidades associadas à dependência de sistemas estrangeiros;

Propor estratégias para o desenvolvimento de tecnologia nacional na área;

Mapear desafios técnicos e rotas possíveis para criação de um sistema próprio;

Levantar opções de fomento e financiamento para o projeto.

As reuniões acontecerão no Palácio do Planalto e contarão com representantes dos ministérios da Ciência e Tecnologia (responsável pela coordenação), da Defesa, das Comunicações, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além do próprio GSI. Outras nove instituições também participam dos trabalhos, como o Comando da Aeronáutica, Anatel, Agência Espacial Brasileira (AEB), Inpe, Telebras, Laboratório Nacional de Astrofísica, Finep, CGEE e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.
A decisão acontece dias antes do anúncio de novas tarifas comerciais dos EUA contra o Brasil, o que reacendeu temores de medidas mais duras por parte do governo norte-americano, como a suspensão do acesso ao GPS no país — hipótese levantada inclusive por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. 
O GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia criada pelo Departamento de Defesa dos EUA nos anos 1970, originalmente com fins militares. Hoje, é amplamente usada por civis e domina o mercado global de navegação por satélite. O sistema funciona a partir de uma constelação de satélites que enviam sinais a receptores na Terra, permitindo o cálculo preciso da posição por meio da triangulação dos sinais.
Apesar da ampla utilização do GPS no Brasil, há outros sistemas disponíveis globalmente, como o europeu Galileo, o russo Glonass e o chinês Beidou.
Um assessor próximo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, sob anonimato, que não acredita na possibilidade real de um bloqueio americano ao GPS no Brasil, classificando essa ação como algo plausível apenas em cenários de guerra, e não em disputas comerciais.
Segundo ele, o maior impacto de um eventual bloqueio seria na aviação, que depende fortemente do GPS para navegação. Já para o uso cotidiano — como aplicativos de trânsito e entregas —, a transição para outros sistemas seria tecnicamente viável e rápida, exigindo apenas a troca de tecnologia nos dispositivos.
Além disso, o bloqueio traria prejuízos à própria indústria americana, que perderia acesso a um mercado significativo, levando em consideração toda a América do Sul.
Por fim, o eventual sistema nacional não precisaria ter alcance global: poderia ser regional, cobrindo apenas o território brasileiro e países vizinhos.
 

Gostou? Compartilhe:

O SUCESSO DO SEU OBJETIVO DEPENDE DO TAMANHO DE SUA ATITUDE.

Anuncie conosco e aumente o tamanho do seu sucesso!

Junte-se à família do Poder Notícias

Assine nossa newsletter e receba as novidades da política de Alagoas e do Brasil.

Sucesso! Agora você ficará atualizado com as principais notícias Ops! Ocorreu um erro.
Edit Template

Sobre nós

Jornal digital comprometido com a cobertura das principais pautas políticas de Alagoas e do Brasil

© 2024 Todos os direitos reservados.