O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu a suspensão dos parlamentares Marcel Van Hattem, Coronel Pollon, Paulo Bilynskyj, Zé Trovão e Júlia Zanatta, acusando-os de participação na ocupação do plenário da Câmara. “O que a gente viu aqui foi a continuidade de um golpe”, declarou o petista nesta quarta-feira (6).
A ação ocorreu após deputados e senadores da oposição, majoritariamente do PL, passarem a noite nos plenários da Câmara e do Senado em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ato impediu a retomada dos trabalhos legislativos e foi considerado ilegal por partidos da base governista, que associaram a ocupação a um novo ataque às instituições.
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcaram reuniões de líderes para decidir as medidas a serem tomadas. A oposição pressiona pela votação da anistia geral aos condenados por tentativa de golpe e pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo contra Bolsonaro no STF.