O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do governo federal intensificaram a agenda de anúncios, entregas e inaugurações a menos de quatro meses das eleições. A estratégia ocorre antes do início das restrições previstas pela legislação eleitoral, que passam a valer em 4 de julho.Com a aproximação do período de defeso eleitoral, candidatos ficam impedidos de participar de inaugurações de obras públicas e a publicidade institucional passa a seguir regras mais rígidas. Diante desse cenário, Lula orientou auxiliares a priorizarem ações já em andamento e deixarem de lado a apresentação de novos projetos.Nas últimas semanas, o presidente ampliou o número de compromissos oficiais e chegou a realizar mais de um anúncio por dia. Entre as medidas divulgadas estão a regulamentação do Estatuto da Segurança Privada, investimentos na área ambiental, entregas do programa Imóvel da Gente, títulos de domínio para territórios quilombolas, crédito para trabalhadores de aplicativos e novas moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural e Entidades.Após retornar da cúpula do G7, na França, Lula participou, na sexta-feira (19), de agendas em Minas Gerais voltadas para anúncios, entregas e inaugurações de hospitais. O movimento também tem sido acompanhado pelos ministros, que somaram ao menos 257 participações em eventos de anúncios, lançamentos, inaugurações e entregas do governo federal entre abril e maio.


